top of page

PIX - Tudo o que você precisa saber

  • Writer: Stark Bank
    Stark Bank
  • Jul 20, 2020
  • 3 min read

Updated: Jul 23, 2020

Nova modalidade para fazer transferências e pagamentos instantâneos, permite transações 24 horas por dia e em poucos segundos. Saiba tudo sobre!



Transferir dinheiro e realizar pagamentos em poucos segundos, por meio de um QR Code, por exemplo, está mais perto de acontecer do que você imagina. O Banco Central do Brasil está se preparando para lançar uma ferramenta de transferências e pagamentos instantâneos, mais conhecida como Pix. Essa nova modalidade tecnológica promete realizar as operações em poucos segundos, 24 horas por dia e sete dias por semana.


Continue a leitura para entender como o Pix funcionará, quais serão os benefícios para o seu dia a dia e como aderir aos pagamentos instantâneos ainda em 2020.


Desvendando o Pix

Trata-se de um sistema desenvolvido para facilitar e diminuir os custos com transferências e pagamentos, recolhimento de impostos e taxas de serviço. Atualmente, as transferências entre contas de diferentes instituições bancárias são feitas por meio de TED e DOC, entretanto, essas operações podem levar de um a dois dias úteis para serem realizadas. Além disso, fazer uma simples transferência entre diferentes bancos tradicionais pode sair bem caro para o bolso.


Essas transações serão feitas em tempo real com o uso de QR Code por um celular/aparelho digital, a partir de um input manual de dados de agência/conta ou ainda por meio de uma chave de endereçamento registrada no DICT, do Bacen. O BC ainda anunciou que o Pix permitirá operações entre pessoas físicas, pessoas físicas e estabelecimentos comerciais, entre estabelecimentos físicos e online e também de pessoas ou empresas para entidades governamentais (impostos e taxas).


A melhor notícia é que o Pix não fica limitado apenas para quem possui conta corrente em banco tradicional, pois qualquer pessoa que tiver conta em instituição de pagamento, fintech ou banco convencional, poderá usufruir da nova ferramenta.


Essa nova forma para efetuar pagamentos vai trazer modernização para os serviços financeiros, melhorando a experiência do usuário, sem que haja dependência e obrigatoriedade de grandes bancos para liquidar e operar seus transferências bancárias, indo de encontro com o Open Banking, especialidade da Stark Bank.


Operações com QR Code

As operações realizadas por meio do Pix serão muito rápidas e práticas, principalmente graças ao uso do QR Code. O Banco Central anunciou que as transações serão feitas por dois tipos de QR Code. Confira quais são eles:


QR Code Estático - O usuário determina se será uma transação de pagamento ou recebimento, além de definir o valor a ser pago. O código é gerado apenas uma vez e reutilizado a cada nova transação. É ideal para transferências entre pessoas físicas, lojistas e prestadores de serviço para facilitar o recebimento, por exemplo.


QR Code Dinâmico - Indicado para o pagamento de compras, esse QR Code é gerado uma vez e descartado após o pagamento. Será possível verificar o tempo de expiração código, data de vencimento, juros, multa, desconto e abatimento.


Além do uso de QR Code, também será possível realizar transações por meio da chave de endereçamento. Para facilitar a experiência de pagamentos, o número de telefone celular será uma das chaves de endereçamento. Entende-se que o usuário pagador possa ter o número do recebedor em sua lista de contatos, justamente no mesmo aparelho celular em que será feito o pagamento. Quem preferir não se identificar por número de celular, poderá usar CPF, CNPJ e endereço de e-mail como chave de endereçamento.


Benefícios do Pix

  • Praticidade e segurança: as transações serão feitas com um celular/aparelho digital por meio do aplicativo de sua fintech ou banco. Sendo assim, dispensa uso de cartão, cédulas, maquininhas, cheque, etc;

  • Transações a qualquer hora e em qualquer lugar: o dinheiro cai na conta em tempo real, elimina a necessidade de caixa para dar troco e ainda possibilita realizar transferências/pagamentos 24 horas por dia e todos os dias do ano;

  • Avanço nos meios de pagamento: reduz o uso de cédulas, instrumentos de pagamentos mais custosos, além de ajudar no controle à prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

  • Economia para o bolso: a expectativa é que o Pix gere uma redução de custos para as transações, pois as taxas de TED e DOC costumam ser bem altas nos bancos tradicionais.


Afinal, quando o Pix estará disponível?

A previsão do BC é iniciar o sistema de pagamentos instantâneos no início de novembro de 2020. Mas os detalhes, como valores das tarifas ainda são desconhecidos. Enquanto isso, as fintechs e os bancos estão se preparando para oferecer e receber o serviço.


É claro que a Stark Bank não vai ficar de fora dessa iniciativa! Estamos nos preparando para oferecer o PIX como meio de pagamentos. Buscamos sempre as melhores soluções para simplificar e automatizar pagamentos/transferências. Nascemos para ajudar empresas a escalarem seus negócios!


Para saber mais acesse: www.starkbank.com




Comments


©2020 by Blog Stark Bank.

Siga-nos

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page