O que é uma API e por que seu financeiro precisa usá-la?
- Stark Bank
- Sep 1, 2020
- 3 min read
Entenda como essa tecnologia pode automatizar rotinas do financeiro e tornar a área mais segura, confiável e escalável

Pense em como seria vantajoso contar com uma solução que melhora a experiência do usuário, automatiza processos financeiros e ainda permite escalar pagamentos da sua empresa de forma rápida, prática e simples. Esses são apenas alguns dos benefícios de contar com uma API bancária, tecnologia que irá te ajudar a criar a melhor versão do seu produto e simplificar o dia a dia de uma maneira única.
Mas, antes de tudo, é essencial entender o que é uma API e o que ela faz. Uma API (Application Programming Interface) ou Interface de Programação de Aplicativos, nada mais é do que uma tecnologia capaz de integrar sistemas e estabelecer uma comunicação entre diferentes plataformas. Ou seja, esse sistema pode ser conectado a outros de forma prática e segura.
Como as APIs funcionam na prática
Por ser uma série de códigos que promove a comunicação entre sistemas, a API possibilita aos desenvolvedores a criação de aplicativos e softwares para se comunicar com outras plataformas. Essa tecnologia já faz parte do cotidiano de todas as pessoas e estão por toda parte. Veja, por exemplo, o Google Maps, que é um aplicativo de mapas e rotas integrado à APIs de geolocalização e trânsito para exibição de endereços e trajetos de forma instantânea no aplicativo.
APIs no mercado financeiro
Quando pensamos no setor financeiro, a API bancária é essencial para realizar transferências e pagamentos de forma automatizada, além de garantir mais segurança e facilitar a conciliação.
Escale suas operações financeiras via API bancária
A tecnologia das APIs bancárias é ideal para simplificar as operações do time financeiro, como, por exemplo, pagamento de fornecedores ou folha. É possível realizar um grande volume de transações em questão de segundos e de forma automatizada. Com essa facilidade, sua empresa elimina tarefas manuais e obtém ganhos em produtividade, além da diminuição de erros humanos.
São muitas as soluções bancárias para descomplicar qualquer empresa via API. Confira algumas delas:
Cobranças recorrentes e pontuais
Consulta de Boleto Pago em até 1 hora
Pagamento de Folha e Fornecedores
Reembolso
Conciliação Bancária automatizada
Automação de contas a pagar e receber
Banking as a Service
Conecte seu ERP à API
Se sua empresa faz a gestão financeira através de softwares como os ERPs, é possível integrar a API bancária ao seu ERP para manter todas as informações centralizadas de forma prática, ágil e segura. Mesmo sendo uma plataforma bem abrangente, o ERP não entrega alguns recursos essenciais, como integração bancária. Isso pode comprometer a integridade e segurança das informações transacionadas no sistema. Além disso, a consulta e atualização de dados bancários é feita de maneira manual, ou seja, nada prática e sujeita a gerar erros humanos. Mas, felizmente, com o uso da API esse e outros problemas podem ser solucionados. A conexão ao ERP via API é feita de forma rápida e muito confiável. Essa integração possibilita acessar as informações rapidamente e manter o banco de dados sempre atualizado. Com a integração, o ERP também passa a ler automaticamente arquivos/dados bancários e a empresa elimina processos manuais.
Sinta a experiência de usar uma API bancária
Ficou interessado em testar a API na prática? A Stark Bank disponibiliza um ambiente de testes chamado Sandbox. Por lá, seu time de desenvolvedores consegue testar nossos serviços e iniciar a integração.
Se preferir, pode entrar em contato diretamente com nosso time pelo e-mail hello@starkbank.com ou pelo site que viabilizamos a integração da sua empresa com a Stark Bank.
Comments