top of page

5 dicas para sua startup se proteger do coronavírus usando Open Banking

  • Writer: Stark Bank
    Stark Bank
  • Mar 26, 2020
  • 3 min read

Updated: Jul 23, 2020

Saiba como minimizar os impactos financeiros da pandemia que parou o mundo e abalou o mercado financeiro

ree

Em Fevereiro, a COVID-19 chegou ao Brasil afetando o mercado financeiro, impactando diretamente nos negócios e transformando o modo como nos relacionamos, trabalhamos e vivemos. Essa mudança, em tão pouco tempo, vem abalando a economia e a sobrevivência dos negócios.


As empresas vão precisar se preparar para uma desaceleração na economia. A crise não vai poupar o ecossistema de startups brasileiro. Pensando nisso, nós da Stark Bank, elaboramos 5 dicas para ajudar a sua empresa a atravessar essa fase com mais tranquilidade, ganhar produtividade e eficiência, e ter mais controle financeiro.


1. Controle seu fluxo de caixa

Primeira atitude, saiba como gerenciar tudo o que entra e sai de seu caixa. Esta é uma etapa fundamental, que irá permitir com que o empreendedor tenha exata ciência do quanto está lucrando, do quanto poderá investir ou então se será necessário realizar quaisquer tipos de cortes.


Soluções que organizem o fluxo de recebíveis, como a plataforma de Boletos, são grandes aliadas nesse momento, pois dão visão total da carteira e permitem acompanhar o status de títulos pagos, cancelados, ou aguardando pagamento.


2. Ofereça desconto por pagamento antecipado

Segunda medida a se tomar, após a empresa ter controle total sob seu fluxo, é fazer a projeção de caixa. Por isso, busque recursos que ajudam a programar receita.


O desconto antecipado de Boleto é uma ótima alternativa para antecipar receita. Você motivará seus clientes a realizarem o pagamento adiantado de um produto ou serviço em troca de descontos. Além de favorecer o seu cliente, você beneficia também sua empresa, já que esta antecipação pode diminuir a inadimplência de pagamentos e possibilitar um adiantamento na sua receita.


3. Mude o mindset.

Com a crise no mundo todo, sua empresa pode se encontrar em dois cenários:


a) A procura aumentou absurdamente, você precisa de mais funcionários, mais matéria prima e seu modelo de negócio não foi planejado para atender o alto volume. Aposte em soluções que permitam a automação de pagamentos em hiper escala, como as transferências bancárias feitas via API. b) A procura diminuiu bruscamente, você não sabe como irá conseguir fechar a folha de pagamento e/ou aluguel do escritório, seu estoque permanece lotado. Seu modelo de negócio não foi planejado para essa estrutura. Aposte em controles de cobrança para gerenciar sua carteira e ter visão do vai entrar em caixa.


Para os dois cenários, a resposta é simples: Mude o mindset e aposte em automatização de processos! Essa é a hora de colocar a criatividade em prática e se perguntar: Como posso automatizar X atividade para ganhar mais produtividade? Garantimos que existem tecnologias prontas para auxiliarem nesse processo.


4. Não deixe a produtividade cair! Crie boas práticas de home office

Outro ponto importante para se manter o nível de produtividade e excelência de entrega em um momento onde grande parte das empresas são orientadas a realizar trabalho de casa, é a definição de boas práticas para o trabalho remoto. Criamos um guia com ações de prevenção aos nossos colaboradores que pode servir de inspiração e incentivo na elaboração do material da sua empresa.


5. Automatize seus processos

Chegamos na dica de ouro: a automatização de processos é a chave para que o empreendedor tenha maior controle sobre todos os procedimentos da sua empresa, simplificando e facilitando a maneira como podem ser executados. Em tempos de crise, ter o controle dos processos na palma da mão, de maneira rápida e segura, diminui a dor de cabeça de todos, deixando mais tempo para dar atenção ao que realmente exige concentração no momento.


Além de otimizar tempo, a automatização aumenta a produção, deixa o processo mais eficiente e diminui a chance de erros. Para que, em momentos como a quarentena do coronavírus, não transforme seu financeiro, por exemplo, em um grande colapso.


Imagine uma empresa no cenário A (citado no item 3), lidando com inúmeros pagamentos de fornecedores, concessão de empréstimos para afetados na crise ou milhares de emissões de boletos de vendas online, juntando isso ao trabalho remoto e um sistema arcaico de controle financeiro.

O uso da tecnologia financeira automatizada permitiria que essa empresa escalasse os processos evitando gargalos operacionais, com controle de todos os seus dados na nuvem. Independentemente de onde o administrador estiver, os processos continuarão sendo executados.


A Stark Bank automatiza e simplifica processos de operações e conciliação bancárias via API, plataforma e Excel. Nascemos para ajudar empresas a escalarem seus negócios!


Para saber mais acesse: www.starkbank.com

Comments


©2020 by Blog Stark Bank.

Siga-nos

  • LinkedIn
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
bottom of page